loader image

Dia Nacional da Conscientização Sobre as Mudanças Climáticas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Hoje, 16 de março, é o Dia Nacional da Conscientização Sobre as Mudanças Climáticas e repensar os nossos hábitos e atitudes com relação ao meio ambiente tem sido cada vez mais necessário e urgente. Pequenas mudanças de rotina no dia a dia e o compartilhamento de informações sérias e de qualidade já fazem uma grande diferença para o planeta.

Pensando nisso, o Atakarejo sempre procurou atuar de forma mais consciente e sustentável e, em 2021, implementou uma Política de Sustentabilidade com o objetivo de estabelecer diretrizes socioambientais para a empresa. Neste dia em que estamos pensando a questão das mudanças climáticas, trouxemos algumas das nossas ações institucionais de sustentabilidade para inspirar e mostrar como cada ação impacta no meio ambiente.

O que temos feito sobre isso?

Política de Sustentabilidade
Temos o compromisso de promover o uso eficiente dos recursos naturais (água, energia, alimento) e implementamos, em 2021, a nossa Política de Sustentabilidade, que visa direcionar todas as ações da empresa dentro desse compromisso.

Redução de gases de efeito estufa
Em 2020, reduzimos a emissão de 1.059,80 TCO2 equivalente de gases de efeito estufa, utilizando energia de fontes renováveis. Em 2021, mudanças na nossa logística garantiram a diminuição de veículos em trânsito e, nas operações internas, utilizamos 100% de empilhadeiras e paleteiras elétricas.

Aumento da Eficiência Energética

  • Adoção de iluminação LED em todas as unidades: maior vida útil, reciclável e com baixa emissão de calor.
  • Aproveitamento da iluminação natural para os espaços internos das lojas.
  • Utilização de manta face felt no telhado para minimizar a variação da temperatura interna das lojas, reduzindo o consumo de energia.
  • Novas ilhas de refrigerados com portas para melhorar a eficiência da refrigeração.
  • Instalação de sensores de presença nos vestiários e banheiros.
  • Loja com iluminação 100% LED Dimerizável no salão de vendas, o que proporciona redução em até 35% do consumo de energia no ambiente.

Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos
Priorizamos a compra de frutas, verduras e legumes de produtores da região e pequenos produtores. Além disso, fazemos parte de um grupo seleto que monitora diariamente a existência de contaminações por agrotóxicos e seleciona os melhores fornecedores de hortifrúti. O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos fomenta boas práticas agrícolas e a atenção à segurança dos alimentos oferecidos aos nossos clientes.

Economia Circular
Iniciamos um projeto de reaproveitamento de resíduos de fardamentos que são transformados em artesanato nas mãos de mulheres empreendedoras que fazem parte de ONG’s parceiras.

Logística reversa de embalagens e resíduos pós-consumo
As embalagens e resíduos alimentares que não foram aproveitados retornam para as fábricas para reciclagem. Evitamos, em 2021, ao menos 477.945 toneladas de plásticos, 358.348 toneladas de papelão, 12.043 de papel, 12.978 m3 de óleo e gordura vegetal alimentar e 378.214 toneladas de sebo e osso – esses últimos são reaproveitados em fábricas especializadas e se transformam em produtos de limpeza.

Contratações locais
Priorizamos as contratações nas comunidades onde cada loja está inserida: isso desenvolve a economia local e colabora para reduzir a emissão de gases provocada pelo deslocamento dessas pessoas.

Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos
Desde 1994, fornecemos gratuitamente os excedentes de alimentos não comercializados e ainda próprios para o consumo humano para diversas entidades parceiras cadastradas, ajudando mais de 13 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.