loader image

Em função das restrições de circulação por conta da COVID-19, estamos funcionando em horários especiais. Clique aqui para ver o horário da sua loja.

Comece o ano organizando a casa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O início do ano é a época perfeita para organizar aquele armário bagunçado ou mesmo dar uma repaginada geral na casa, revendo e redecorando alguns espaços. É uma atitude que renova as energias, porque descarta o que não é mais usado e deixa o ambiente mais espaçoso e funcional – fala se não dá gosto ver uma estante perfeitamente organizada no dia a dia?

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você começar o ano organizando a casa e desapegando.

Use o que você já tem
É claro que é ótimo ter várias caixas e recipientes de todos os tipos, próprios para guardar e arrumar as coisas. Mas você pode ir usando a criatividade com o que você já tem, considerando novos usos para tudo: forre uma caixa de sapatos que ia jogar fora com um papel bonito e ela já vira um porta-trecos; a caneca rachada pode virar um vasinho de flores; pequenos potes de geleia podem virar porta-temperos e por aí vai.

Otimize os espaços
Nos armários da cozinha, por exemplo, guarde os potes menores dentro dos maiores de mesmo tipo e separe um cesto para colocar todas as tampas; vai facilitar a sua vida no dia a dia e ainda garante mais espaço. Utilize ganchos para pendurar ou deixar suspensos utensílios que são melhores de ter sempre à mão, como os de cozinha.

Desapegue
Aproveite o momento de reorganizar tudo e separe o que não usa mais para doar ou descartar. Não faz sentido ficar guardando coisas que não são ou serão mais usadas, sejam roupas, móveis, utensílios em geral: isso abrirá mais espaço e ainda pode ajudar outras pessoas!

Pendurar ou dobrar?
Às vezes, não sabemos quais peças no nosso guarda-roupa devem ser penduradas em cabides e quais devem ser guardadas dobradas e acabamos organizando sem critério. Uma dica simples é: atente-se para o tecido de cada roupa. Tecidos mais maleáveis e que esticam, em geral, devem ser guardados dobrados, pois no cabide podem deformar. Roupas com tecidos planos, ou seja, que não esticam tanto, podem ser penduradas para evitar que amarrotem.

Categorize
Em cada armário ou estante, procure seguir uma lógica na organização: por cor, por tipo ou validade (no caso de alimentos, evita desperdícios). Etiquete caixas e potes, se possível. No dia a dia, isso vai evitar bagunças na hora de procurar algo.

Deixe tudo visível
Procure arrumar de forma que você consiga facilmente visualizar tudo dentro do armário: na sapateira, basta colocar um dos pares à vista e você estará vendo todos os sapatos; na geladeira, prefira potes transparentes para guardar a comida; na roupa de cama, enrole as toalhas ao invés de dobrá-las, assim você conseguirá ver melhor cada uma.